3ºSeminário Nacional de Geografia Econômica e Social
Foz do Iguaçu, 25 a 27 de Julho de 2017
Realização - Unila e Unioeste
Eixos temáticos do evento:
O debate científico do evento se baseia em sete eixos que orientam as mesas redondas e os grupos de trabalho, onde serão apresentadas as pesquisas dos participantes:
​
1. Ascensão e queda da URSS e o nascimento dos BRICS;
2. Economia planejada e economia de livre mercado: consequências territoriais
3. Crise mundial de 2008: causa e repercussões territoriais
4. América Latina e África: industrialização ou desindustrialização?
5. A dinâmica recente do Urbano e do Rural no Brasil e as transformações dos processos de produção e circulação;
6. A relação de complementação e contraposição dos serviços e da indústria: o setor terciário vai substituir o secundário?
7. Formação sócio-espacial como categoria de análise na geografia econômica.
Primeira Circular
Segunda Circular
Terceira Circular – Informações sobre os trabalhos de campo
Tema: Mundo, Brasil, e regiões – Geoeconomia e Geopolítica nos últimos cem anos
Apresentação
O 3º Seminário Nacional de Geografia Econômica e Social ocorre em 2017 sob responsabilidade de um grupo de pesquisadores em Geografia Econômica e Social da Universidade Federal da Integração Latino-Americana/UNILA e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE com o tema: "Mundo, Brasil e Regiões: Geoeconomia e geopolítica nos últimos cem anos" na cidade de Foz do Iguaçu no campus da UNILA.
​
O 3º SENGES tem como foco de discussão a “Geoeconomia e geopolítica nos últimos cem anos”. O tema tem como um dos objetivos fazer uma avaliação dos 100 anos da Revolução Russa 1917-2017, interpretar o aprofundamento da crise financeira mundial de 2008 e analisar as recentes mudanças em trânsito na América Latina, bem como a nova configuração política nos países latino-americanos.
Nesse contexto, mais do que nunca, se justifica uma seção técnico-científica para debater as questões da reestruturação neoliberal e o projeto político do Brasil hoje. Dessa maneira, o objetivo do evento é propiciar um espaço que possibilite aos profissionais da geografia e áreas afim expor suas posições teóricas, experiências práticas, além de seu trabalho cotidiano em empresas públicas e privadas no que diz respeito a essas questões, dando-lhes a oportunidade de expor as suas ideias. Trata-se de um evento de abrangência nacional norteado por sete eixos temáticos que buscam aglutinar os debates atuais sobre geografia econômica e social.